O QUE FAZER – DO MAR PARA O CÉU

Atividades

Há uma abundância de atividades disponíveis no Algarve para responder às diferentes preferências. Selecionamos alguns deles, na água, na terra e no céu. DESFRUTE!

Praias

Praia da Salema

A areia fina estende-se por quase toda a praia. Para um adulto de estatura média é possível caminhar dentro do mar ao longo de 10 metros antes de começar a nadar, dependendo da maré. Geralmente, as correntes não são muito fortes mas esta situação pode variar com a maré, afetando consideravelmente a largura e o comprimento da praia. Excetuando Julho e Agosto, quando o vento sopra por vezes do sul, as partes da praia que ficam por baixo das altas falésias a leste da praia fornecem alguma proteção dos ventos que prevalecem, vindos do noroeste.

Os donos dos restaurantes à beira-mar têm autorização para alugar camas e guarda-sóis mediante a existência de nadadores-salvadores na praia. A bandeira verde, amarela ou vermelha serve como sinalização do estado do mar para os banhistas. O restaurante Atlântico em frente à praia da Salema é responsável pela contratação dos nadadores-salvadores, pela bandeira de sinalização e disponibiliza casas de banho durante todo o verão.

Numa falésia a cerca de 1 metro acima do nível da areia, na extremidade ocidental da praia, pode encontrar pegadas bem preservadas de um dinossauro datando de 100 milhões de anos (ver a foto).

Outras praias nas proximidades

Na costa oeste existem praias selvagens e acessíveis diante do imenso oceano (foto 1 abaixo). Visto que a área é classificada como parque nacional, há muito poucas casas fora das aldeias e vilas. Se quiser fazer uma caminhada de 45 min podemos dizer-lhe como achar a sua própria praia (ou talvez com 2 ou 3 pessoas, foto 2 abaixo) fora da época alta.

Atenção: as correntes da costa oeste podem ser bastante fortes.

 

Atividades aquáticas

Várias das atividades aquáticas abaixo indicadas (excursões às grutas, paddle, observação de golfinhos, caiaque, surf) estão disponíveis numa empresa local, The Salema Tours, situada no centro da Salema (Largo da Liberdade, Salema 8650-195,Portugal, +351 962 896 026).

Paddle

Todas as empresas que alugam pranchas de surf também têm paddles ou oferecem paddling com instrutor.

Excursões às grutas

Há excursões a partir da Salema, de Lagos e Sagres até um grande número de grutas ao longo da costa. 

Mergulho

Os melhores locais de mergulho em Portugal situam-se na costa Algarvia na Praia da Luz, Praia da Marinha e Ponta da Piedade onde recifes rochosos e naufrágios tornam esta experiência mais especial. As melhores circunstâncias para o mergulho são com o vento de oeste e a maré baixa. A visibilidade é melhor no verão, quando o mar está calmo.

Pesca

Várias empresas em Lagos oferecem excursões de pesca com duração de meio dia. É ótimo pescar em Lagos visto que há uma interessante variedade de peixe que pode ser capturado nas ricas águas de Lagos: robalo, peixe-espada, dourada, lulas, chocos e cavalas – Sea Bookings

O Algarve é considerado um dos melhores lugares de pesca grossa do mundo devido à influência das correntes quentes do mar mediterrânico. Quebras de temperatura criadas pela colisão entre água quente e fria atraem simultaneamente isca e peixe grande, tal como tubarões (tubarão azul, tubarão martelo, tubarão-mako) e outras espécies tais como o marlim azul, o marlim branco, o espadarte, atum, dourados e bonitos. Várias empresas oferecem este tipo de excursões. Visite Algarve Seafaris ou peça conselho em Salema Tours.

 

Caiaque

Várias empresas em Lagos, Salema ou Sagres alugam caiaques.

 

Observação de golfinhos & baleias

Há excursões de 2-3 horas disponíveis a partir da Salema, Lagos e Sagres.

Vela

Pode fazer viagens em barco à vela com partida de Lagos, apreciando a água cristalina, os ventos frescos e a vista da bela costa algarvia. Pode fazer um cruzeiro e nadar na água limpa e morna do oceano Atlântico ou desfrutar de um por-do-sol romântico no mar com o famoso Cruzeiro do por-do-sol.

From Lagos you can take part on sailing trips. Just enjoy the clear water, cool winds and the beautiful coastal view of the Algarve. Take a day cruise to swim in the warm and clean water of the Atlantic Ocean or enjoy a romantic sunset at sea with the famous Sunset Cruise.

Surf

As ótimas condições para praticar surf fazem desta área um paraíso para surfistas de todos os países. Além disso não é necessário ter experiência dado que há muitas escolas de surf ao longo da costa. É possível surfar quase todos os dias do ano devido às praias voltadas para diversas direções que mudam os tamanhos de ondas, o sentido do vento e as marés.

Kite-surf

As melhores praias para praticar kitesurf (e windsurf) situam-se em Sagres (Tonel, Martinhal), Carrapateira (também conhecida como Bordeira, ver foto abaixo) e Lagos (Meia Praia). É mais difícil praticar esta atividade no verão devido à presença dos banhistas e das escolas de surf. Também é preciso ter cuidado com as marés e penhascos submarinos nalguns locais (especialmente a praia do Tonel em Sagres). Várias escolas ensinam kitesurf em Sagres/Martinhal.

Asa delta & Parapente

Um dos melhores locais para praticantes de parapente com experiência é a praia de Cordoama a oeste de Vila do Bispo onde penhascos altos e íngremes geram os ventos térmicos necessários à elevação do planador. Uma empresa perto de Albufeira oferece 30 minutos de parapente em tandem com um instrutor por cerca de 60 euros (Go Discover Portugal 00351 918354714 / 00351 938328865) – há uma restrição de peso, apenas sendo autorizadas a voar pessoas com um peso entre 30 e 90 kg.

 

Outras atividades

Ciclismo

O canto do sudoeste de Portugal é um local ideal para bicicletas de montanha e de estrada. Há percursos pela/fora da estrada entre Lagos e Sagres ou através da mata nacional entre Bensafrim e Barão S. João. É possível alugar bicicletas em The Salema Tours no centro de Salema.

Observação de aves

A extremidade da península é o último pedaço de terra firme para as aves que migram da Europa para a África. Sagres e São Vicente são, portanto, áreas perfeitas para os ornitólogos de finais de setembro até ao início de outubro e na primeira semana de novembro.

O período alto situa-se entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro, quando se podem ver 400 espécies diferentes diariamente. Durante o mês de outubro e até ao início de novembro o número de aves diminui gradualmente até só restar uma pequena quantidade, destacando-se os grifos, que chegam mais tarde. É neste período final que muitas das espécies mais raras costumam aparecer. Cada outono, podem ser observadas mais de 20 espécies de aves de rapina. Por vezes, é possível avistar perto deste número de espécies num só dia. 

Há saídas de campo para observação de aves no outono – ver Algarve Birdman ou Algarve Birdwatching.

Golfe

Há 4 campos de golfe num raio de 20 km: S. António (a 4 km, +351 282 690 054 Golfe Santo António; golf.reservations@saresorts.com), Espiche (a 12km, +351 282 688 250, Espiche Golfe), Boavista (a 14 km, +351 282 000 100, Boavista) e Palmares (a 20 km +351 918 272 055, Palmares). Um pouco mais longe há mais 10 campos de golfe, a cerca de 40 km dos apartamentos Sereia. Há uma grande diferença entre os green fees da época baixa (Dez-Jan e Julho-Agosto) e os da época alta (Fev-Junho e Set-Nov).

Visita às vinhas

Existem várias vinhas nas proximidades que oferecem demonstrações das vinhas e do seu processo de produção de vinho. Monte Casteleja, a leste de Lagos, é um pequeno vinhedo que exporta vinhos orgânicos principalmente para os EUA. Quinta dos Vales perto de Lagoa, por outro lado, é o maior produtor de vinho de qualidade no Algarve. Os passeios de Salema Tours também podem organizar visitas aos vinhedos.

Caminhadas

Fazer caminhadas é uma boa maneira de reparar na beleza da paisagem algarvia. Em meados de Janeiro as amendoeiras ficam em flor (foto abaixo) e em Maio as papoilas e outras flores desabrocham. Há muitas trilhos para caminhadas ao longo da costa assim como mais para o interior.

Equitação

Há um centro hípico a 10 min da Salema (Tiffany’s Riding Center). Pode marcar um passeio equestre de 1 ou 2 horas, meio dia ou de um dia inteiro por vales tranquilos através das florestas ou ao longo das falésias íngremes do Algarve. Praticamente toda a gente, com ou sem prática, a partir dos 4 anos, pode participar num passeio acompanhado por professores de equitação experientes. Tiffany´s fica situado na N125 em direção a Lagos, a cerca de 10 km da Salema. Tiffany´s Riding Center, +351 282 697 395.

Ténis

A 4 km da Salema há 4 cortes de ténis de piso duro e relva sintética (Santo António, +351 282 690 000). É possível marcar aulas para principiantes e avançados.

Atividades para crianças

Zoo de Lagos

Trata-se de um zoo especial dado que as ilhas dos macacos estão interligadas por estruturas que lhes permitem saltar de uma ilha para a outra.

Paint Ball

Existem locais de paintball perto de Lagos, Paint Aventura (+351 911 020 42), Paint Ball Vila do Bispo.

Equitação

A partir dos 4 anos (ver acima) Tiffanys Riding Center, (+351 282 697 395).

Feira Medieval & Torneios

Nos fins de tarde e noites do mês de agosto a antiga capital moura de Silves é animada por uma feira medieval e torneios que recriam o ambiente da Idade Média (ver também Silves)

Sand City

Esculturas de Areia, oeste de Lagoa na saída da EN125 – Sand City.

Tree Top Adventure Park

com diversos níveis de dificuldade de acordo com a idade (4, 8 & 12 anos). Perto de Meia Praia em Lagos (+351 911 020 042, Parque Aventura) 

Parques aquáticos

Há vários parques aquáticos no Algarve, o mais próximo será o Slide & Splash perto de Lagoa e aprox. 50 km oeste da Salema.

Zoo Marine

Zoo Marine, na estrada N125, de Portimão a Albufeira, oferece uma variedade de atividades, incluindo “Rio Jurássico”, “Baía dos Piratas”, aquário oceânico, “Flying Colors” (papagaios e show de pássaros), demonstrações de “Bird of Pray” e uma apresentação de golfinhos. Por uma quantia substancial, as crianças podem nadar com golfinhos em piscinas..

O museu de cera em Lagos

Este pequeno museu de cera com 22 figuras apresenta principalmente a época das grandes descobertas dos séculos XV e XVI a partir da região da costa ocidental do Algarve.

O Clube da Floresta

Um clube para crianças que se dedica a natureza, animais selvagens, artes e ciência  através de atividades exterioires. The Forest Club (+351 926 669 669).