PARA ONDE IR E O QUE VER

Salema & Algarve

Salema – a aldeia

Salema é uma das poucas aldeias piscatórias restantes. Os amantes da praia compartilham as praias com coloridos barcos de pesca de madeira que são empurrados e puxados de e para o mar por tratores. No calçadão à beira da praia, os homens consertam suas redes de pesca e também há barro de terracota. Esses jarros são dispostos presos a longas filas e o polvo que os usou como esconderijos é içado nos barcos. O antigo mercado de peixe não está mais em uso, mas ainda oferece sombra para os moradores que se reúnem aqui para compartilhar as notícias do dia.

Apenas uma parte pequena da aldeia foi construída para turistas. Felizmente, é improvável que Salema se torne um destino de férias desolado devido à sua geografia, mas também porque a vila e o conselho e freguesia nunca se entregaram ao tipo de turismo de massa que ultrapassou outras partes da costa do Algarve.

Frequentemente, há um mercado matinal, onde roupas, legumes, frutas e sardinha estão à venda. Uma nova mini-avenida separa a praia e a vila. A vila, tem uma variedade de restaurantes e cafés diferentes, com terraços agradáveis. Há um cibercafé, pizzarias e vários supermercados e lojas que fornecem mantimentos diários aos habitantes e turistas.

Para quem procura uma variedade maior de mercadorias, existe um supermercado (InterMarche) em Budens, a 4 km, e outro (Lidl) em Vila de Bispo a 11 km e muito mais em Lagos.

Galeria

Outros locais de interesse na proximidade

Salema é uma excelente base para visitas a cidades e locais próximos. A ponta sudoeste da Europa continental, Cabo de São Vicente (20 km), Sagres (20 km), Lagos (25 km), Silves (45 km) e a aldeia de montanha e spa de Monchique (60 km) merecem todos uma visita.

Sagres

A alguns quilômetros do ponto mais ao sudoeste da Europa, fica a vila de Sagres. Segundo a lenda, era aqui o príncipe Henrique, o Navegador,ou o Infante Henriques, fundou uma Escola de Navegação de Sagres no início dos anos 1400.

Hoje Sagres é relativamente turístico, com ênfase no surf. Existem várias lojas que vendem equipamentos de surf, várias escolas de surf e um número infinito de bares / cafés / restaurantes. O porto serve como ponto de partida para várias empresas que têm como missão a observação de baleias e golfinhos.

Marcos significativos em Sagres e arredores incluem: Ponta de Sagres – Nesta colina estão os restos de uma fortaleza do século XVI. Forte de Beliche – Esta é uma pequena fortaleza com uma bela capela. A fortaleza agora serve como um hotel / restaurante. Cabo de São Vicente – A ponta sudoeste da Europa continental, tem falésias altas até o mar (75 m de altura) e oferece uma vista magnífica, especialmente quando o sol se põe (veja a foto abaixo). A fortaleza que ficou aqui foi reconstruída como um farol. As cavernas de Monte Francês estão a 2 km ao norte de Sagres.Sagres tem várias boas praias voltadas para diferentes direções.

Bensafrim

Pequena cidade rural situada no sertão verde (durante o inverno e a primavera, veja a foto abaixo) da cidade de Lagos.O nome é originário do árabe e foi originalmente escrito Benassaharim.

Originalmente um centro agrícola, agora é habitado principalmente por pessoas que trabalham em Lagos. Em ainda tem um pequeno mercado agradável com frutas e legumes cultivados localmente todas as terças-feiras de manhã.

Portimão

Portimão é depois de Faro a segunda maior cidade do Algarve. Portimão em si é mais um centro comercial e industrial do que um local turístico, mas é bem conhecido por suas lojas e restaurantes de peixe. A indústria local é principalmente a construção de navios e conservas de sardinha e atum.

A atividade turística ocorre principalmente na adjacente Praia da Rocha, que ficou conhecida quando um grupo de escritores e intelectuais ingleses se estabeleceu ali entre 1930 e 1950. Posteriormente, o pequeno local se expandiu para um dos maiores e mais conhecidos locais de férias de Portugal.

Outros pontos de referência significativos e em torno de Portimão incluem:

A antiga ponte de Portimão foi construída com o material restante da torre Eiffel.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição – É uma bela igreja do século XV

Colégio dos Jesuítas – Colégio dos Jesuítas, 1660-1707

Convento de São Francisco – um mosteiro do século XVI

Capela de São José – Uma linda capela

Museu Diego Conçalves (no centro da cidade) – Exposições de artistas regionais

Forte de Santa Catarina (na Praia da Rocha) – Construído entre 1629-1633 (Foto abaixo)

Vila do Bispo

Esta pequena e acolhedora cidade, cerca de 11 km a oeste de Salema, com sua bonita praça no meio, abriga o escritório municipal da região.

De Vila do Bispo, várias praias da costa oeste podem ser acessadas de carro (5 km). Essas praias, Castelejo (foto), Cordoama e Barriga são sempre lindas, mas ainda mais ao pôr do sol.

De Vila do Bispo, outras 4-5 praias do litoral sul a oeste de Salema podem ser acessadas.

Silves

Durante o reinado dos costumes, Silves era a capital do Algarve e dizia-se que sua beleza superava a de Lisboa.

No topo da cidade branca que fica em uma ladeira, você pode ver as paredes de arenito do castelo. Na parte baixa de Silves, o rio Arade corre onde os romanos construíram uma ponte cujos restos ainda podem ser encontrados.

Marcos importantes e em torno de Silves são:

O Castelo – Depois de subir as íngremes estradas sem carros da parte antiga de Silves, você será recompensado com uma bela vista sobre as montanhas de Monchique, o vale do Arade e, ao longe, a costa do Algarve. Na praça interna do castelo, há um jardim onde os shows são realizados regularmente.

A Catedral – Esta catedral do século XIII foi construída no topo de uma mesquita. Diz-se que os muitos túmulos que jazem aqui pertencem a cruzados que ajudaram a reconquistar a cidade dos Mores.

O Museu Arqueológico é um novo museu arqueológico que foi construído contra as antigas muralhas da cidade por volta de um século XIII, apresentando a história do Algarve / Silves.

Fábrica do Inglês – Um parque de entretenimento e cultura com um museu de cortiça.

Por 10 dias, em meados de agosto, um colorido e vibrante festival medieval toma conta do centro histórico da cidade. Atrai visitantes de todo o mundo que vêm vestir roupas medievais, vender ou comprar mercadorias, comer e beber durante a feira, animar cavaleiros justos, dançar música medieval e apreciar a atmosfera mágica. O entretenimento e as atividades se concentram no espetacular Castelo de Silves, dando ao evento uma verdadeira sensação do século XIII. (Foto abaixo)

A área em redor de Silves é o centro da cultura alaranjada de Portugal.

Faro

Faro é o principal centro administrativo e da cidade do Algarve, localizado a aproximadamente 105 km de Salema (cerca de 1h 15min pela rodovia).

Faro abriga a Universidade do Algarve e tem um belo centro de pedestres com muitas lojas diferentes e muitas casas tradicionais portuguesas e se estende até o porto.

A Catedral da Sé foi construída entre 1249-1271 (Foto abaixo)

O aeroporto de Faro é o aeroporto internacional mais próximo, com muitos voos diretos para outras cidades europeias. (veja também Como chegar)

Uma atração entre os habitantes locais é a Ilha de Faro, uma ilha localizada muito perto do aeroporto.

 

Lagos

Lagos é um ponto turístico conhecido e movimentado, com um centro histórico da cidade e belas praias. Nos tempos medievais, Lagos era um porto importante a partir do qual os exploradores portugueses iniciavam seus esforços para explorar o continente africano.

Em torno do antigo centro citadino desta antiga capital do Algarve (1576 a 1756), partes das muralhas da cidade permanecem intactas; a muralha da cidade atual foi construída sobre uma antiga entre 1400 e 1600.

Lagos ainda é um porto de pescadores, mas também é um porto para iates. Várias regatas internacionais são organizadas aqui.

O centro é parcialmente livre de carros e aconchegante, com ruas estreitas e casas brancas. Os amantes da praia podem visitar as pequenas praias com as famosas formações rochosas. A praia de Porto de Mós fica no sopé da zona turística de Torralthina. Vale a pena visitar as impressionantes formações rochosas de Ponta de Piedade (foto abaixo). A partir daqui, pode-se ver o Cabo São Vicente, a oeste, e o Cabo Carvoeiro, a leste. Ponta de Piedade também pode ser visitada de barco saindo do porto do Forte da Ponta da Bandeira ou de Lagos. A praia Praia da Dona Ana é encontrada aqui. A grande praia Meia Praia fica a leste do centro da cidade.

Praça Infante Dom Henrique – No meio desta praça há uma estátua de Henrique, o Navegador.

Mercado de Escravos – No lado direito da praça, há um edifício onde o primeiro mercado de escravos da Europa foi realizado nos anos 1500. Atualmente, o objetivo do edifício é mais humano e abriga exposições.

Forte da Ponta da Bandeira – É uma fortaleza do século XVII. Através de uma ponte suspensa, você pode alcançar a praça interna. A capela foi decorada com azulejos do século XVII (azulejos azuis de origem árabe, comuns em todo o Algarve).

Museu Regional – Este museu regional da Igreja de Santo António tem uma interessante coleção arqueológica e um departamento etnográfico.

Monchique

Uma estrada sinuosa leva você até a pitoresca vila de Monchique, na montanha (Fóia, 900 m acima do nível do mar).

Devido à altitude, o clima aqui é um pouco diferente do litoral, com mais chuva e até geada durante o inverno.

Infelizmente, a área foi devastada com um grande incêndio durante o verão de 2018, mas isso não afeta os encantos da viagem.

 

Tavira

Tavira é uma das cidades mais encantadoras do Algarve e está situada ao longo do rio Gilão.

A cidade é uma mistura deliciosa da herança tradicional portuguesa com influências mouriscas profundamente enraizadas. Escondidas dentro do labirinto de ruas de paralelepípedos estão casas tradicionalmente revestidas de azulejos, restaurantes de gerência familiar e uma infinidade de igrejas decorativas.

Ao sul de Tavira estão os cursos d’água protegidos e os lodos do Parque Natural do Rio Formosa (veja a foto abaixo), que levam às belas praias da Ilha de Tavira.

Em redor de Tavira estão as fascinantes cidades de Olhão, Vila Real de Santo António e Cabanas, juntamente com campos de golfe de classe mundial e paisagens intocadas.